OMS destaca local de trabalho no Dia Mundial da Saúde Mental 2017

OMS destaca local de trabalho no Dia Mundial da Saúde Mental 2017

Monica Grayley, da ONU News em Nova Iorque.*

Agência da ONU lembra que grande proporção da vida adulta é passada no emprego; iniciativas de gerentes e empresas para apoiar trabalhadores com distúrbios mentais leva a aumento de produtividade; 300 milhões de pessoas vivem com depressão.
No 10 de outubro, as Nações Unidas marcam o Dia Mundial da Saúde Mental.
Segundo a agência da ONU, 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, uma das maiores causas de aposentadoria por invalidez.

Produtividade
Este ano, a Organização Mundial da Saúde, OMS, destaca a saúde mental no local de trabalho.
Empregadores e gerentes que investem em iniciativas para promover saúde mental e apoiar os funcionários com desordens mentais conseguem ganhos não somente na área da saúde, mas também nos níveis de produtividade.
O professor do Instituto de Psiquiatria do Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pedro Gabriel Delgado, confirmou à ONU News que o investimento é uma fonte de ganho para todos.
“Eu acho que é oportuno que esse ano se aponte essa questão que é investir no sentido de tornar os ambientes laborais como ambientes saudáveis, ambientes onde se realiza a possibilidade de uma troca entre as pessoas e entre os companheiros de trabalho que seja produtora de segurança e de satisfação para elas. O primeiro elemento que aparece nos quadros de depressão e de ansiedade generalizada está ligado ao trabalho. Então é extremamente importante pensar em alguma coisa de promoção do bem-estar no ambiente do trabalho.”
A OMS afirma que um ambiente de trabalho negativo pode levar a problemas físicos e mentais. Assim como o uso de substâncias nocivas ou álcool, falta no emprego e perda de produtividade.

Ansiedade
Em todo o mundo, 260 milhões de pessoas vivem com algum tipo de ansiedade. Muitos têm depressão e ansiedade. Ambas as doenças custam uma média de US$ 1 trilhão à economia global em perdas no trabalho.
O objetivo do Dia Mundial da Saúde Mental é aumentar a conscientização para o tema e mobilizar esforços de apoio a melhorias no setor.

 

*Com entrevista de Eleutério Guevane.

Fonte: Noticias e mídias
Rádio ONU

Sobre oscipiinasp