seja_voluntario

QUEM SOMOS


Instituto Nacional de Saúde Psíquica – INASP foi criado em 2003, no Hospital São Vicente de Paula, na gestão do Dr. Mario Crispim (Psiquiatra), Vice-Diretor Dr. Cecílio (Psiquiatra) e sua Assessora Dalzi Neres Moreira da Fonseca. Foram convidados para a criação deste Instituto, profissionais bastante comprometidos com a área de saúde mental no DF: Dr. Carvalho (Médico), Sílvia (Técnico em Enfermagem), D. Rosa (ex-voluntária do HUB), Ronaldo (ex-Administrador de Taguatinga), Ivanize (Advogada), Maria Aparecida (Advogada e Enfermeira), Cristina (Área da educação). 

Transformado em OSCIP em 2013, o INASP tem por finalidades sociais a formulação de projetos, programas e propostas de políticas públicas de saúde psíquica, compreendendo ações nas áreas de política de saúde, serviços de convivência familiar e comunitária, geração de emprego e renda, desenvolvimento local integrado e sustentável, defesa, preservação e conservação do meio-ambiente, direitos humanos, educação e capacitação profissional, avaliação e reabilitação, ajuda alimentar e todos os demais assuntos correlacionados com o conceito de saúde psíquica.

Encaminha para uma equipe de profissionais voluntários, pessoas de baixa renda que necessitam atendimento psicológico emergencial individual, consultas psiquiátricas e acompanhamentos de casos. Vem ao longo dos anos, promovendo Seminários, Cursos, e Projetos que visam levar a Comunidade a debater assuntos de interesse da saúde mental. Hoje, conta com a participação de muitos voluntários, todos interessados em tornar conhecidas as atividades da OSCIP, e trazer para o INASP parcerias e participantes que possam efetivamente contribuir para a melhoria da saúde mental no DF.

MISSÃO

Trabalhar na prevenção e tratamento da saúde mental, dar assistência aos usuários e familiares com transtorno mental, de forma integrada, com qualidade, sustentabilidade e justiça social.

VISÃO

Ser reconhecida por proporcionar qualidade de vida às pessoas, por meio de políticas integradas de saúde mental.

VALORES

Ética, transparência, comprometimento, compromisso com os interesses das políticas públicas de saúde psíquica, justiça social e sustentabilidade.

NOSSA CAUSA

O conceito de saúde vai além da mera ausência de doenças. Só é possível ter saúde quando há um completo bem-estar físico, mental e social de uma pessoa. Inúmeros fatores podem colocar em risco a saúde mental dos indivíduos; entre eles, rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, violência e violação dos direitos humanos, são muitos.

Entendemos que a promoção da saúde mental envolve ações que permitam às pessoas adotar e manter estilos de vida saudáveis.  O Inasp desenvolve ações  sociais que atendem desde a prevenção ao tratamento das doenças da mente. Um atendimento voltado principalmente as peças de baixa renda que não possuem condições de arcar com tratamento particular, dando suporte a família dos pacientes, através de orientações e os encaminhamentos necessários.

Nossos Objetivos:

  • Acolher, informar, orientar e encaminhar pacientes e familiares para as redes de atendimento;
  • Promover e proteger a saúde mental;
  • Prevenir o adoecimento mental;
  • Intervir nos processos de adoecimento para tratamento de maneira global.

NOSSOS PROJETOS