Quem Somos

 
 
 

QUEM SOMOS

Instituto Nacional de Saúde Psíquica – INASP foi criado em 2003, no Hospital São Vicente de Paula, na gestão do Dr. Mario Crispim (Psiquiatra), Vice-Diretor Dr. Cecílio (Psiquiatra) e sua Assessora Dalzi Neres Moreira da Fonseca. Foram convidados para a criação deste Instituto, profissionais bastante comprometidos com a área de saúde mental no DF: Dr. Carvalho (Médico), Sílvia (Técnico em Enfermagem), D. Rosa (ex-voluntária do HUB), Ronaldo (ex-Administrador de Taguatinga), Ivanize (Advogada), Maria Aparecida (Advogada e Enfermeira), Cristina (Área da educação). Transformado em OSCIP em 2013, o INASP tem por finalidades sociais a formulação de projetos, programas e propostas de políticas públicas de saúde psíquica, compreendendo ações nas áreas de política de saúde, serviços de convivência familiar e comunitária, geração de emprego e renda, desenvolvimento local integrado e sustentável, defesa, preservação e conservação do meio-ambiente, direitos humanos, educação e capacitação profissional, avaliação e reabilitação, ajuda alimentar e todos os demais assuntos correlacionados com o conceito de saúde psíquica. Encaminha para uma equipe de profissionais voluntários, pessoas de baixa renda que necessitam atendimento psicológico emergencial individual, consultas psiquiátricas e acompanhamentos de casos. Vem ao longo dos anos, promovendo Seminários, Cursos, e Projetos que visam levar a Comunidade a debater assuntos de interesse da saúde mental. Hoje, conta com a participação de muitos voluntários, todos interessados em tornar conhecidas as atividades da OSCIP, e trazer para o INASP parcerias e participantes que possam efetivamente contribuir para a melhoria da saúde mental no DF.

 

MISSÃO: Trabalhar na prevenção e tratamento da saúde mental, dar assistência aos usuários e familiares com transtorno mental, de forma integrada, com qualidade, sustentabilidade e justiça social.

VISÃO: Ser reconhecida por proporcionar qualidade de vida ás pessoas, por meio de políticas integradas de saúde mental.

VALORES: Ética, transparência, comprometimento, compromisso com os interesses das políticas públicas de saúde psíquica, justiça social, sustentabilidade